De onde eu vim?
Que bom que se interessou por saber mais sobre a origem do seu produto!
Aqui você conhecerá o longo caminho que a sua castanha do brasil percorreu até chegar na sua casa, conhecendo mais sobre o território e as comunidades responsáveis pela coleta da sua castanha.
Assim, entenderá melhor como você está ajudando a manter a Amazônia em pé!
Rastreabilidade
Seu alimento veio da Floresta Amazônica do Brasil, mais especificamente do município de Mazagão, Assentamento Maracá, parte de um conjunto de assentamentos e unidades de conservação no estado do Amapá, onde vivem agricultores familiares e comunidades ribeirinhas.
Entendemos que a melhor maneira de cuidar das nossas florestas é cuidando de quem vive nelas. Por isso a GHF valoriza a cultura tradicional e os aspectos sociais dos povos indígenas, comunidades quilombolas e ribeirinhas e agricultores familiares, responsáveis pelo extrativismo sustentável dos nossos produtos.
Assim, nos orgulhamos em dizer que reconhecemos e incentivamos a sabedoria secular desses povos, fomentando um comércio justo e remunerando-os dignamente.
A coleta da castanha do brasil nessa região acontece desde o século XIX, com negros, indígenas e mestiços desempenhando diversas atividades econômicas importantes. Por este motivo, as comunidades extrativistas que vivem no Assentamento do Maracá possuem uma formação cultural e ancestral rica em diversidade de saberes e experiências. Até hoje esses povos vivem e cuidam da floresta por meio da prática do extrativismo sustentável, sendo a castanha do brasil uma das principais fontes de renda dessas comunidades.
Assentamento Maracá - AP
Balsa no Porto Santana
Belém do Pará
Transporte terrestre
Sinop - MT
Distribuição para o Brasil
O termo “extrativismo” se refere à toda atividade em que ocorre a retirada de recursos do meio ambiente. Para ser sustentável, a atividade deve proteger os recursos da natureza e impedir que o ecossistema fique comprometido. Ao consumir a castanha GHF, você valoriza o extrativismo sustentável e, consequentemente, nos ajuda a manter a floresta em pé.
A GHF comprova a prática do extrativismo sustentável das castanhas do brasil através da certificação orgânica, assegurando uma prática que, além de beneficiar o meio ambiente e proteger os recursos naturais, preserva e respeita as características socioeconômicas e culturais das comunidades tradicionais.
Saindo das comunidades, sua castanha do brasil seguiu de carreta até Porto Santana, depois de balsa até Belém e, de lá, via transporte terrestre até Sinop (MT), em nossa unidade de beneficiamento e distribuição. Lá, sua castanha foi beneficiada e selecionada através de cuidadosos processos, com alta tecnologia para que ela chegasse até você deste jeito, com qualidade incomparável, cheias de sabor, saúde e sustentabilidade.
Todo o percurso foi rastreado por um sistema de controle 100% confiável e seguro, assim, nós garantimos rastreabilidade total de todos os processos da nossa cadeia de valor, do campo até sua casa.
Incentivar a certificação dessas áreas é gerar emprego e renda, e melhorar a qualidade de vida destas pessoas. Desta forma, dificulta-se a exploração ilegal de recursos destes territórios, ajudando a manter a floresta e suas castanheiras em pé.
E você, ao consumir a castanha GHF, valoriza o extrativismo sustentável e, consequentemente, nos ajuda a conservar a Amazônia.